shiatsu_modo

A palavra Shiatsu é japonesa e literalmente significa “pressão com os dedos” sendo esta a sua principal técnica. No Shiatsu além da estimulação de pontos através da pressão dos dedos, inclui a massagem e os alongamentos, que são utilizados para aumentar a flexibilidade.

Histórico


O Shiatsu desenvolveu-se no Japão de antigas técnicas manipulativas Chinesas introduzidas a mais de 1000 anos atrás, essas técnicas receberam inicialmente o nome de Anma. A Anma era empregada no tratamento de tensão nas costas ou outros problemas musculo-articulares de menor gravidade, e como massagem relaxante, sendo gradativamente associada ao conforto e prazer. Era praticada e ensinada a pessoas portadoras de deficiência visual devido a sua aptidão natural e a dificuldade de receberem outros tipos de instrução, chegando a ser considerada uma profissão para cegos. O anma recebeu influencias das tradicionais ciências orientais e modernas ocidentais formando o que chamamos hoje de Shiatsu. Em 1955 o Shiatsu foi oficialmente reconhecido no Japão, mas como parte da anma, apenas em 1964 é que o Shiatsu foi reconhecido como sendo um método terapêutico independente e distinto da anma e quaisquer outros métodos. Hoje no Japão o Shiatsu é amplamente reconhecido e praticado existindo centenas de escolas. Apesar de cada uma delas empregar metodologias e técnicas próprias, todas elas apresentam grandes semelhanças, como a utilização dos canais ou meridianos (Keiraku), pontos (Tsubos) para o tratamento visando sempre a cura, harmonização e o bem estar do paciente.


Mecanismos de Ação


Ao pressionarmos determinado ponto ou área do corpo humano estamos promovendo um estímulo que vai atuar sobre a energia (Ki) que circula pelo corpo, este estímulo que é feito nos trajetos dos canais de energia (Keiraku) e pontos (Tsubos), melhora a circulação de energia que pode estar obstruída e deficiente devido a uma série de fatores, de modo a que se possa tonificando, sedando ou harmonizando, equilibrar a circulação energética no corpo, dessa maneira estamos agindo direta e indiretamente sobre os órgãos e vísceras regulando o seu funcionamento. O Shiatsu, assim como a acupuntura, promovem estes estímulos, o Shiatsu através do toque das mãos e a acupuntura através da inserção de agulhas pelo corpo.


Indicações


– Dores musculares
– Lombalgia / Lombociatalgia
– Tensão crônica ou dolorosa do corpo
– Dor de cabeça/ enxaqueca
– Insônia
– Stress
– Instabilidade emocional (depressão, ansiedade ou preocupação).


Contra – Indicações


– Inflamações agudas
– Doenças com febre
– Doenças contagiosas
– Suspeita de fraturas e/ou luxações
– Gravidez (antes do 3º mês)