A técnica Pilates foi criada por Joseph H. Pilates que nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha.

Ele foi uma criança frágil, propensa a tuberculose. Entretanto, estava tão determinado a melhorar sua condição física em vez de ser limitado por ela.

Migrou para os E.U.A no início do século XX onde trabalhou a vida toda em Nova York, seu método foi difundido pelo mundo todo .

Teve seu foco de trabalho no controle do centro do corpo,denominado pelo próprio como “centrologia” classificando a área abdominal(entre costelas inferiores e a pélvis), como centro de força do corpo.

Considerou seu “cinturão de alongamento” como o centro físico, gravitacional,espiritual e mental. Um dos princípios fundamentais do método Pilates é que o centro de força é o foco de todo o movimento.

Quanto mais forte é o seu centro de força, mais poderoso e eficiente será o movimento. Além disso quando os músculos abdominais são fortes,eles mantém a coluna adequadamente alinhada,suportando e distribuindo o estresse localizado nela,prevenindo dores cervicais, dorsais e lombares.

O método consiste em exercícios no solo e nos equipamentos onde conseguimos uma boa condição física, correção postural, alívio de tensões e dores crônicas.

Joseph Pilates gostava de dizer que tinha inventado uma técnica que estava 50 anos à frente de seu tempo. Considerando sua enorme popularidade atual, só podemos concordar.

Bia Moretzsohn

foto3 foto1 foto2