Fisioterapia Tradicional é um método terapêutico aplicado na recuperação dos pacientes que foram submetidos a cirurgias ou que sofreram traumas ou enfermidades que afetem os sistemas muscúlo-esquelético, neurológico,vascular e outros, realizado por profissionais especializados com curso superior na area.

A especialidade se baseia na utilização de cinesioterapia,eletroterapia,crioterapia e outras diversas técnicas especificas seguindo os conceitos de escolas nacionais e estrangeiras.

A cinesioterapia é a recuperação do paciente por meio de exercícios físicos passivos e ativos. As atividades podem ser por meio de métodos em cadeia fechada ou aberta.

A eletroterapia utiliza aparelhos eletrônicos que por meio de ondas sonoras ou elétricas estimula os tecidos músculo-esqueléticos até que sua capacidade funcional seja completamente recuperada. Aqui se enquadram os aparelhos de ultrassom, corrente galvânica, tensis e outros.

A crioterapia utiliza a temperatura como base para a estimulação do sistema vascular e muscular, objetivando a estimulação dos vasos sanguíneos na região a ser recuperada. 

O tratamento é realizado em clínicas especializadas, geralmente em sessões que duram em média 50 minutos diariamente,a cada dez sessões o paciente é reavaliado pelo médico e então se decide a continuidade ou não do tratamento fisioterapico.

Em ortopedia clínica e cirúrgica a fisioterapia é na maioria das vazes a parte fundamental da recuperação anatomo-funcional do paciente.

O fisoterapeuta ao realizar as diversas técnicas de sua especialidade,estando sempre ao lado do paciente,observando sua recuperação lenta e progressiva,vai modulando os aparelhos e exercícios até que o paciente atinja um grau satisfatório de movimentos articulares, uma força muscular normal ,ou então esteja sem a dor que o levou ao consultório.

Costumamos dizer também, que todo bom fisioterapeuta tem de ser um bom          “psicólogo” pois a conversa diária, o estímulo e a motivação à recuperação devem estar ao seu encargo, quando estão aplicando suas técnicas junto ao doente.