ACUPUNTURA
A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa.
Ela considera o indivíduo como um todo e sua ação no corpo físico repercute inevitavelmente no estado psíquico.
O diagnóstico é feito pela anamnese e o interrogatório é dirigido de modo a investigar o paciente no aspecto orgânico e psíquico.
Os sinais e sintomas devem ser comparados a fim de determinar qual função ou órgão está afetado. Regulando a função, estaremos tratando o desequilíbrio geral da energia.
São em número de doze os meridianos onde se encontram os pontos energéticos pelos quais segue o fluxo da energia vital.
O tratamento consiste em estimular, através de finas agulhas ou moxabustão, pontos cutâneos específicos, chamados acupontos, a fim de obter um equilíbrio energético do indivíduo.
A estimulação do acuponto promove a ativação do sistema imunológico e aumento do número de células da defesa.
Este estímulo gera impulsos elétricos que ativam a liberação de substâncias neurotransmissoras do Sistema Nervoso Central, entre eles, a encefalina, serotonina, histamina, endorfina, prostaglandina, etc., ajustando as funções físicas e psíquicas.
Através da liberação destas substâncias, a acupuntura tem efeitos sedativos e ansiolíticos, modulando a dor e gerando um bem estar ao indivíduo.
A acupuntura também aumenta a concentração da serotonina no Sistema Nervoso Central, sendo um tratamento adjuvante eficaz no tratamento da depressão.
A freqüência do tratamento é de uma a duas sessões semanais na fase inicial, podendo espaçar-se com a melhoria do caso. Portanto, a freqüência e a duração do tratamento dependerão do tipo de patologia, do tempo de instalação da doença e da reação do paciente à acupuntura.
INDICAÇÕES
· dores em geral
· dores musculares
· artrite
· tendinite
· dores reumáticas
· distúrbios gastrointestinais
· doenças respiratórias
· problemas circulatórios
· sistema hormonal
· problemas renais
· hipertensão
· obesidade
· tabagismo
· enxaqueca
· insônia
· ansiedade
· depressão
· angústia
· e outras